quinta-feira, 30 de julho de 2009

Baixando as aulas

Gente, apesar dos arquivos não serem tão grandes fica impraticável mandar as aulas pelo email. Se você quiser baixar as aulas é só clicar no nome da aula desejada que você será encaminhado pro site de hospedagem rapidshare ou 4shared, dependendo do tamanho do arquivo. Assim que possível eu posto os links do restante das aulas. Quem já conseguiu baixar e assistir me informe para que faça qualquer ajuste necessário...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aulas para download no rapidshare

Começarei a postar links das aulas para download no rapidshare. As aulas não estão em ordem cronológica. Espero que isso ajude a quem quer assistir sem estar necessariamente online.

Direito Administrativo - Administração Pública Sentidos Objetivo e Subjetivo - Governo x Administração

Direito Administrativo - Administração Pública Direta (Centralizada) e Indireta (Descentralizada)

Conceito de Direito Penal

Poder Constituinte Derivado

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Palavras de Hely sobre Administração Direta e Indireta

Administração Direta é o conjunto dos orgãos integrados na estrutura administrativa da União e a Administração Indireta é o conjunto dos entes (personalizados), que vinculados a um Ministério, prestam serviços públicos ou de interesse público. Sob o aspecto funcional ou operacional, administração pública direta é a efetivada imediatamente pela União através de seus orgãos próprios, e indireta é a realizada mediatamente, por meio dos entes a ela vinculados. (Direito Admnistrativo Brasileiro, 6ª ed. atualizada, ed. RT, 1979)

As últimas três aulas se baseiam nessas palavras do Prof. Hely Lopes Meirelles acerca da
A(a)dministração P(p)ública direta ou centralizada e A(a)dministração P(p)ública indireta ou descentralizada. Segundo o princípio da simetria constitucional e dos círculos concêntricos de poder característicos da federação onde união pode ser substituída por Estado, Município ou DF e Ministério por Secetaria Estadual, Municipal ou Distrital em nada alterando o conceito. Os grifos são meus.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Aula em Produção

Direito Administrativo - Administração Pública - Parte 3 de 3 onde veremos o conceito de Orgãos Públicos e Agentes Públicos, a classificação dos orfãos públicos, a teoria do orgão de Otto Gierke, a teoria da caracterização do orgão e iniciaremos o estudo dos princípios da Admnistração Pública.

sábado, 4 de julho de 2009

Comunidade CGCP no Orkut

Nesses novos tempos de twitter e facebook o CGCP resiste na página de relacionamentos mais querida dos brasileiros... Querendo, apareça! http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=84364821

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Uma correção...

Quando disse, no vídeo abaixo, que os territórios (quando existirem, lembre-se que os territórios de Roraima e Amapá existentes foram convertidos em estados e Fernando de Noronha foi reintregrado ao Pernanbuco) tem natureza jurídica de autarquias territoriais cometi um erro ao dizer que estes não são pessoas jurídicas!

Os territórios não são pessoas ou entes federativos (União, Estados,Municípios e DF)na Federação Brasileira mas são, sim, Pessoas Jurídicas de Direito Público Interno, pessoas administrativas descentralizadas, sem autonomia, integrantes da União e criados por lei complementar federal na lição de José dos Santos Carvalho Filho.

Direito Administrativo - Administração Pública Sentidos Objetivo e Subjetivo - Governo x Administração

Direito Administrativo - Administração Pública Sentidos Objetivo e Subjetivo - Governo x Administração

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aos meus alunos virtuais...

Escrevo só pra dizer que estou terminado uma aula de Direito Administrativo. Vou começar a falar sobre Administração Pública e Orgãos Públicos. Direito Administrativo é uma matéria muito extensa e rica em detalhes, portanto a elaboração das aulas requer um estudo mais longo...

Queria compartilhar com vocês a minha tristeza por não ter conseguido avançar para a segunda fase do concurso de Delegado de Polícia do Rio Grande do Sul. A nota de corte (471ª colocado) foi 68 e consegui apenas 62,5. Sempre bate aquela tristeza mas já, já me recupero e sigo adiante porque concurseiro tem que ter nervos de aço! Você que também se prepara pra delegado de polícia dos estados saiba que menos as notas de corte dos últimos concursos tem ficado na média de 68! Vida que segue e como disse uma amiga gaúcha "quem peleia não tá morto!" A gente segue "peleiando"!

Outra coisa. Postei um teste de vídeo com tecnologia digital e preciso que vocês me digam como foi a reprodução dele por aí. O arquivo e em MOD e o único site que carrega sem ter que converter antes é o VIMEO. Se vocês gostarem e não ficar difícil de carregar talvez eu passe a produzir vídeos digitais. Pra isso preciso do teu feedeback!

Um abraço e bons estudos!

quarta-feira, 1 de julho de 2009